Legal Informatics Lab
Se você está neste site, você deve já saber do impacto que inteligência artificial, computação em nuvem, IoT, cibersegurança e ciência e engenharia de dados tem tido no mundo jurídico.
​
Existe uma demanda no mercado jurídico por profissionais capazes de compreender, discutir e atuar sobre estes assuntos com profundidade jurídica, mas também crescentemente técnica. A formação e os skills que o profissional do Direito aprende durante sua educação não é suficiente e, mesmo quando ele busca por conta própria, é difícil saber por onde começar.
​
Para além do aspecto de formação e skills, esta interface entre Direito e Tecnologia tem assumido grande relevância social e acadêmica, demandando um novo olhar na Ciência do Direito, criação de inteligência e pesquisa que envolvam as duas áreas de Direito e Computação de forma mais próxima.
De forma a lidar com este contexto, oferecendo capacitação, soluções e oportunidades, o Legal Informatics Lab (LILAB) foi criado. Objetivamos ser um laboratório de pesquisa e desenvolvimento, assim como centro de instrução e formação de hard skills em Direito e Ciência da Computação, composto por profissionais e pesquisadores de Computação e Direito, além de um ambiente livre e colaborativo para troca de conhecimentos, suporte mútuo e networking.
​
Em termos de capacitação podemos vir a oferecer cursos, realizar eventos e workshops lidamos de:
​
- Programação para Advogados: Ensinamos aspectos básicos de programação, abordando linguagens como Python ou R além de conceitos de lógica e algoritmos, loops, geração de gráficos e funções.
- Pré Segurança da Informação: Lida-se com o funcionamento de Redes de Computadores e a Internet, sistemas operacionais, conceitos básicos de hardware.
​
- Segurança da Informação: Introdução a conceitos fundamentais de segurança da informação, aprendendo sobre criptografia, autenticação, controle de acesso e medidas preventivas contra ataques cibernéticos.
​
- Aprendizado de Máquina: Fundamentos do aprendizado de máquina, incluindo algoritmos, técnicas de classificação e métricas.
​
- Banco de Dados: Noções de Banco de Dados Relacionais, chaves, modelagem de dados, modelo entidade-relacionamento, linguagem SQL.
​
- Introdução à Estatística e Jurimetria: Introdução a estatística, amostragem, parâmetros, medidas, teste de hipóteses, análise estatística de dados jurídicos, explorando técnicas de coleta, análise e visualização de dados para aprimorar a tomada de decisões e a eficiência no âmbito jurídico.
​
Para mais informações, você pode entrar no nosso Discord ou enviar e-mail para lilab@dtibr.com
O LI_LAB é coordenado por
Giulia Zannon
Engenheira de Controle e Automação e Mestre em Inteligência Computacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como cientista de dados na Sólides Tecnologia. Tem interesse em Aprendizado de Máquina, Visão Computacional, Ciência de Dados e Processamento de Linguagem Natural.
Yuri dos Santos
Graduado em Direito na UFMG, com intercâmbio acadêmico na Universidade de Liubliana (Univerza Ljubljani), na Eslovênia. Mestrando em Ciência da Computação na UFMG . Atua com computação social, aprendizado de máquina e ciência de dados. Advogado.
Tarik Cesar
Presidente do DTIBR. Bacharel em Direito pela UFMG. Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Newton Paiva. É cofundador do DTIBR. Atua como Analista de Segurança e em projetos de consultoria relacionados à proteção de dados e a segurança da informação. Pesquisa temas relacionados à Aprendizado de Máquina e Cibersegurança.