top of page

DTIBR News # 70

DTIBR NEWS # 70 | SET 2024

 

BEM VINDO À


NEWSLETTER


DO DTIBR


 

A newsletter do DTIBR chegou trazendo as principais notícias sobre direito, tecnologia e informação.


Para saber mais sobre o nosso trabalho, acesse nosso site ou nossas páginas no Linkedin, Twitter e Youtube.


 

É com muita alegria que o DTIBR anuncia o lançamento do Volume 6 da Coleção sobre temas de Direito, Tecnologia e Inovação: “Ciência de Dados e Direito”, coordenada pelos professores Leonardo Parentoni e Wagner Meira Júnior.

Este volume apresenta conceitos próprios da Ciência de Dados, como o que é esta área, para que serve, da forma mais didática possível e sem perder a precisão técnica.

O livro está disponível para download gratuito no site do DTIBR e Amazon Kindle.

 

A Saga do X. A rede social X (antigo Twitter) foi banida no Brasil dia 31/08. No dia 18/09 houve mudança de servidor do X, o que permitiu seu acesso temporário por alguns usuários. Banido novamente, o X finalmente indicou um representante legal no país, foi multado e deve voltar a funcionar em breve.


 

Crimes. O Brasil está entre os 10 países com mais contas desativadas pelo Google por exploração de material de abuso sexual infantil. Os dados estão disponíveis em um relatório de transparência que detalha as estratégias de combate, como o monitoramento do comportamento dos usuários por meio de inteligência artificial, revisão humana e ajuda de entidades internacionais.


 

TikTok. No dia 16/09 aconteceu a primeira audiência da batalha judicial entre a rede social TikTok e o governo dos EUA. A discussão é a respeito da constitucionalidade da lei que obriga a empresa chinesa ByteDance a vender sua participação acionária no TikTok até 19/01/2025, sob pena de ser banida do país.


 

Implante cerebral. Paciente com 64 anos e diagnosticado com doença degenerativa do sistema nervoso que causa fraqueza muscular e paralisia conseguiu usar o pensamento para controlar a assistente virtual Alexa utilizando o implante cerebral da Synchron, concorrente da Neuralink.

 

Vitória. O Google conseguiu anular uma multa bilionária (1,49 bilhão de euros) aplicada pela Comissão Europeia em 2019 por abuso da posição dominante no mercado de publicidade online. A empresa recorreu da decisão e no dia 18/09 o Tribunal Geral da UE entendeu que houve erros de avaliação no tema.


Comments


bottom of page